Como Privatizar o Ensino Público com o PSDB - o Ensino de Línguas
Esta semana recebi uma noticia no mínimo ridícula. Fiquei muito brava e triste, nao apenas por me afetar de alguma maneira, mas porque uma lei tao interessante foi, a meu ver, sabotada da pior maneira possível. Odeio mais o PSDB. O Rolf resumiu muito bem o ocorrido, e como compartilho a opiniao, copio abaixo o que ele escreveu a respeito
Devido a uma lei federal de 2005 (11.161), a oferta do ensino de espanhol passou a ser obrigatória para o ensino médio em todo o país.
Em São Paulo, em 2006, houve um esboço de resposta: uma parceria do governo com o Instituto Cervantes (o Oye Espanhol) habilitava professores DE QUALQUER DISCIPLINA, através de um curso ON LINE com duração de 600 horas a ministrar aulas na rede pública. A Secretaria voltou atrás após receber críticas.
O assunto só voltou à tona em 11/09/09 (é sério), quando o governador José Serra publicou um decreto (Nº 54.758/09) informando que o ensino de línguas ficará ao cargo do Centro de Estudo de Línguas, um espaço à parte, não presente em todas as escolas que, caso não dê conta da procura dos interessados (vai lá quem quer), pode ser terceirizado. Isso explica a ausência de concurso para contratar professores, a falta de material específico, essas coisas.
Agora vamos torcer para que a folha de são paulo, o estadão, a veja discutam o assunto para que o movimento estudantil tome algumaposição. Não foi assim com o "fora sarney"?
Eh isso. Quem quiser ler mais pode clicar no link abaixo.
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12782